Confira uma seleção especial com Entrega Expressa para sua casa:
SAIBA MAIS
R$ 0,00
Menu

Como escolher rack para tv sem medo de errar!

Nesse post você saberá como escolher rack para tv,  pois não há nada melhor que chegar em casa, se jogar no sofá ou na cama e descansar vendo Netflix, lendo ou jogando um game, não é mesmo? 

O rack deixou de ser apenas uma peça de apoio e passou a ser um dos móveis centrais da decoração da sala. Ele pode servir tanto como apoio para a televisão quanto como local para expor aqueles objetos decorativos que te fazem bem e agradam o olhar.

Porém, existem detalhes importantes sobre o rack que precisamos prestar atenção para não errar na escolha. Separamos seis deles para te ajudar a acertar e deixar a sua decoração da área de TV maravilhosa.

1. Tamanho do Cômodo:

Para um rack ficar elegante e cumprir seu papel no espaço é importante levar em consideração as proporções do tamanho da TV e do cômodo.

Já pensou o rack chegar na sua casa e não caber no espaço ou ser muito pequeno para ele? Isso colocaria toda a beleza da sua decoração em risco, e te geraria frustração por investir em uma peça inadequada para a sua casa, não é mesmo?

Então, primeiro, meça a parede onde o seu rack vai ficar e anota essas dicas.

O rack nunca deve ultrapassar o tamanho da sua parede, e a largura mínima que deve ter, para não parecer pequeno para a sua sala, é a distância de um braço do seu sofá ao outro.

Para espaços pequenos, como apartamentos, casas pequenas e quartos, o ideal é escolher um rack menor. Espaços maiores aceitam racks médios ou grandes, sendo que espaços maiores necessitam de racks compridos para reduzirem a sensação de vazio causada pelo tamanho do ambiente.

2. Tamanho da TV:

O tamanho da TV também importa na hora de escolher seu rack ideal. O móvel precisa ter largura e profundidade adequadas para evitar que o aparelho tombe ou que falte espaço para a decoração.

3. Material do rack:

Os racks podem ser feitos de madeira, MDF, MDP, vidro espelhado e metal, e a melhor escolha para você vai depender do tamanho do seu espaço e dos itens que pretende colocar no seu móvel.

Racks de madeira suportam mais o peso de equipamentos pesados e a movimentação intensa do móvel, porém dão um ar mais robusto ao seu ambiente. Já os racks de MDF e MDP têm grande variedade de acabamentos, dão leveza ao seu espaço e oferecem uma boa resistência e durabilidade.

Racks com acabamento espelhado são ótimos para quem quer dar sensação de amplitude ao espaço, porém são mais delicados e frágeis. Os de metal ou que misturam esse material com madeira, MDF ou MDP podem ter variação na resistência e quantidade de peso que suportam e é necessário avaliar qual tipo de uso o rack terá para você.

4. Racks coloridos ou neutros?

Para salas pequenas pode-se optar por duas estratégias. Uma delas é escolher um rack de cor clara para que ele ajude a dar a sensação de amplitude e de que seu espaço é ainda maior. A outra possibilidade é dar preferência para um rack colorido de pequenas dimensões, desde que as paredes do seu cômodo sejam de tons claros.

Salas maiores te dão a possibilidade de escolher racks coloridos e inclusive mais escuros. É até mais interessante evitar aqueles que tenham acabamento espelhado ou que sejam muito claros, caso seu ambiente não tenha um sofá ou parede colorida para dar a sensação de que o espaço é menor.

5. Rack com painel ou sem painel?

Cada vez mais as pessoas têm optado pelo rack com painel, por ele facilitar que a TV fique disposta na altura do olhar. Para escolher o melhor para a sua sala é necessário pensar na distância que você terá entre o sofá e a TV.

TVs menores ficam mais elegantes se usadas sem o painel e se tornam o centro da composição da peça. TVs maiores ficam inclusive mais seguras se fixadas na parede, pois, por serem leves, não correm o risco de tombarem caso estejam apenas apoiadas sobre o rack.

Se escolher colocar a tv em cima do rack, a altura dele deve ser no mínimo 50 cm acima da altura do assento do sofá. Porém, se optar pelo painel, fixe a TV a uma altura aproximada de 1,20m entre o centro da televisão e o piso. Nesse caso você não precisa se preocupar com a altura do rack e ele pode até ser mais baixo que o assento do sofá.

 

Essa última dica você não pode deixar passar!

6. Peso suportado pelo rack: Com ou sem painel, preste sempre atenção ao peso máximo suportado pela peça do seu interesse para não correr o risco de ter seus objetos e seu móvel estragados pelo excesso de peso.

 

Inspirações de racks para a sua sala: Separamos vários racks para te inspirar nessa escolha tão importante para a sua casa!

 

1. Rack Paulista Nicho
 

2. Rack Assis

3. Rack Pine

4. Rack Duo Cavalete

5. Rack Paulista com Portas e Gavetas

6. Rack Xis 180 cm

7. Rack Vértice Nicho

8. Rack 18

9. Rack Furadinho

10. Rack Doppio

Conta aqui para a gente qual dica te ajudou mais e qual modelo foi o seu favorito. Se quiser mais dicas e inspirações, segue a gente no Instagram e no Pinterest também! Sempre postamos novidades por lá.

Referências:
Aiup
Vida Decora
Studio 1202

 

 

Patricia Sá

Leia também

usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right

Atendimento Vero