O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Tipos de mesa: decore qualquer ambiente do seu lar

Na escolha dos tipos de mesa é importante considerar alguns fatores e características para harmonizar com o espaço e atender suas necessidades. 

Quando pensamos em decorar um ambiente, seja ele residencial ou comercial, tão importante quanto escolher o design e a beleza é optar por um móvel que seja funcional. 

Essa atenção deve ser considerada na escolha dos sofás, poltronas, armários e não é diferente com as mesas, um móvel indispensável em qualquer espaço.

Existem diversos tipos de mesa, cada uma com formato, estilo e tamanho diferentes, sendo mais indicadas para usos e ambientes específicos.

Seja qual for o uso que você dará para ela, na hora de escolher o tipo de mesa ideal é importante considerar alguns fatores e características para harmonizar com o espaço e atender suas necessidades. 

Quer saber como escolher o modelo de mesa e decorar seu ambiente? Então continue lendo até o final e aproveite todas as dicas. 

Quais são os melhores tipos de mesa?

Essa resposta depende de vários fatores. Mas para escolher os tipos de mesas ideais da sua casa, e falamos no plural porque existem mesas em quase todos os ambientes de um lar, você precisa analisar, primeiro, a sua personalidade e o seu gosto. 

Além disso, também precisa considerar o espaço disponível, o ambiente (se é sala, quarto, cozinha, escritório, área externa, etc.), o material, estilo de decoração… enfim, uma infinidade de fatores. 

Mas existem algumas regrinhas bem interessantes, que ajudam a fazer essa escolha, simplificando a tarefa. Veja algumas delas!

Formatos de mesa

Material usado na mesa

Existem diversos tipos de materiais e, dependendo da escolha, é possível ganhar mais resistência, durabilidade e beleza. Também é preciso pensar no estilo da decoração, para encontrar a mesa que tenha textura e cores ideais. Veja algumas possibilidades.

Tipos de mesa para sala de jantar

Quando estamos falando da mesa de jantar, muitos detalhes precisam ser considerados. Um erro muito comum é comprar um modelo bonito visto na revista ou na casa de um amigo, e na hora que chega em casa o móvel não combina em nada com a decoração e estilo do ambiente. 

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher a mesa de jantar é no tamanho, pois ela inclui outros itens que também ocupam espaço, que podem ser cadeiras, bancos ou poltronas. Além disso, ela precisa ser suficiente para a quantidade de pessoas da casa. Se é uma família de quatro pessoas, precisa ter, no mínimo, quatro lugares, e isso influencia o espaço disponível. 

O segundo ponto a ser considerado é o formato. Acima já falamos sobre os tipos de formato existentes e você precisa analisar com calma o espaço disponível para descobrir qual é o ideal.   

Por último, é preciso pensar no material utilizado na mesa, que precisa compor com a decoração do ambiente. Nesse ponto também é importante pensar na cor da mesa, para combinar com a decoração. 

Alguns modelos têm o tampo colorido e podem dar um charme a mais no estilo da sala de jantar. 

Tipos de mesa de escritório

A mesa de escritório precisa ser bastante funcional e também deve seguir a decoração do ambiente. 

Escrivaninha para escritório

Escrivaninha Paulista - Branca

Como escolher a mesa ideal para escritório?

Além de todos os fatores já citados na mesa de jantar, outra peculiaridade da mesa de escritório é a altura dela, pois é um móvel que passamos muitas horas por dia. 

De acordo com a Regulamentação NR-17 de ergonomia, o recomendado é que a mesa de escritório tenha entre 65 e 70 centímetros de altura, dependendo da altura da pessoa. É importante que você fique com os braços flexionados e apoiados sobre o móvel confortavelmente. 

Tipos de mesa para quarto

Mesa de cabeceira branca com gaveta

Mesa de Cabeceira Paulista com Gaveta - Branca

As mesas de cabeceira para quarto são ótimas para trazer conforto e praticidade para o dia a dia. Elas são menores e mais baixas do que as mesas comuns, ficando geralmente na mesma altura do colchão. 

Quando têm gavetas, elas se tornam ainda mais funcionais, podendo guardar um livro ou o controle remoto sem deixar a bagunça à vista. 

Além disso, a escolha do modelo ideal, que combine com a decoração, ajuda a compor um ambiente mais aconchegante no quarto. 

Mesa de cabeceira azul com gaveta

Mesa de Cabeceira Pine com Gaveta - Azul Petróleo

Tipos de mesa para sala

A sala de estar pede dois tipos de mesa bem específicos. São eles:

Uma sala de estar grande pode ter tanto uma mesa de centro como uma mesa lateral, para servirem de apoio aos sofás e poltronas do ambiente.

Qual a mesa ideal para uma cozinha pequena?

Para uma cozinha pequena o ideal é escolher uma mesa redonda, com o pé centralizado. O material deve proporcionar praticidade para a limpeza. O vidro é uma boa opção já que mantém a leveza no ambiente.  

Que tipo de mesa pode ficar no tempo?

Para a área externa, o principal cuidado é com o material escolhido, que precisa ser resistente ao sol e a chuva. Materiais sintéticos, como fibras e plástico, madeira tratada, vidro e metal são os melhores tipos de mesa para área externa. 

Agora você já conhece os principais tipos de mesa, materiais, formatos e também já sabe o que deve levar em consideração na hora de escolher. Então, que tal ler um pouco mais sobre iluminação e unir as dicas para criar ambientes agradáveis para você e sua família?  Acesse e confira!

 

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.