O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Salão do Móvel de Milão 2022: guia completo da 60ª edição do evento

Profissionais renomados da arquitetura e design vão se reunir para apresentar as melhores tendências do setor, entre os dias 7 e 12 de junho. 

Entre os dias 07 e 12 de junho de 2022, a cidade de Milão, na Itália, vai se tornar a capital mundial do design. Nesse período será realizado o Salão do Móvel de Milão, um dos mais prestigiados e renomados eventos do setor moveleiro do mundo. 

Grandes marcas e profissionais da arquitetura e do design, que ditam tendência no mundo inteiro, vão se reunir para apresentar o que há de mais moderno e sofisticado em suas respectivas áreas. 

Para quem está começando no setor, o Salão de Móvel de Milão é uma excelente vitrine. Isso porque, além de aceitar expositores de marcas famosas, o evento abre espaço para profissionais desconhecidos pelo público, sobretudo para estrangeiros.  

Por isso, se você é da área da arquitetura e urbanismo, design de móveis, design de interiores ou decoração, precisa anotar esse importante evento na agenda. A seguir, confira mais detalhes sobre o Salão do Móvel de Milão 2022. 

O que é  Salão do Móvel de Milão?

O Salão do Móvel de Milão (ou Salone del Mobile) é realizado anualmente na cidade de Milão, na Itália, desde 1961. O evento é uma das mais importantes feiras do mundo no que se refere a design e mobiliário, tanto pela grande quantidade de visitantes, quanto pela participação de profissionais renomados da arquitetura, urbanismo, decoração e design. 

As mostras acontecem dentro e fora do salão (Fuorisalone) e costumam atrair milhares de pessoas de todas as nacionalidades. Geralmente, a programação do evento é dividida para profissionais do setor e para o público em geral, e acontece durante o Milano Design Week.

Em todas as edições, o Salão do Móvel de Milão conta com a presença de expositores, profissionais da imprensa, arquitetos, decoradores, compradores e visitantes interessados nas melhores tendências e lançamentos de peças de design. 

Apesar de o nome ter a palavra "móvel", o evento também apresenta tendências de eletrodomésticos, tapetes, peças decorativas e muitos outros objetos. Outro ponto importante na programação é que também são apresentados novos conceitos de design. 

O Salão recebe, simultaneamente, outros eventos voltados para decoração. Nos anos ímpares, acontecem a Euroluce, uma mostra internacional de iluminação, e a Salone Ufficio, uma exposição internacional de áreas de trabalho. Em anos pares, o Salão recebe exposição internacional de banheiros e uma mostra internacional de cozinhas.

Por causa da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 foi cancelada. O Salão do Móvel de Milão retornou em setembro de 2021. Batizado de "Super Salone”, o evento teve como proposta debater temas como inovação e sustentabilidade, e recebeu mais de 60 mil pessoas.

Leia também: O que é um móvel modulado e em quais ambientes pode ser usado? 

O que esperar do Salão do Móvel de Milão 2022? 

Segundo a organização do evento, o Salão do Móvel de Milão 2022 será realizado no Rho Fiera, com 20 pavilhões, totalizando 200.000 metros quadrados e 2.000 expositores — 25% deles do exterior. A seguir, confira mais detalhes do evento. 

Qual o tema do Salão do Móvel de Milão 2022? 

Em 2022, o Salão vai realizar a 60ª edição, com o tema “Design with Naturesustentabilidade”, que vai pautar a sustentabilidade. 

Segundo Maria Porro, presidente do evento, a feira será voltada em soluções de design e arquitetura que estejam em harmonia com a natureza. 

“Além de comemorar um grande aniversário, o evento terá como tema a sustentabilidade, servindo como uma vitrine para os avanços conquistados nesse sentido por criativos, designers e empresas.”

Quais as exposições do Salão do Móvel de Milão 2022? 

Além das exposições internacionais de mobiliários, a tradicional feira de Milão vai realizar outros eventos em paralelo, segundo o site oficial:

Horário de funcionamento das exposições: 

Comércio - 7 a 12 de junho 

Aberto ao público em geral - 11 e 12 de junho

Aberto a estudantes - 10 a 12 de junho

International Furnishing Accessories Exhibition: seleção variada e abrangente de peças de mobiliário doméstico, desde a decoração objetos, acessórios de decoração e têxteis para o lar.

Workplace3.0: exposição voltada para o design e tecnologia no planejamento do espaço de trabalho.

EuroCucina / Technology For the Kitchen (FTK): exposição voltada para mobiliários e itens de cozinha de alto padrão. Para 2022, os visitantes terão acesso a ideias inovadoras, pautadas na eficiência energética e facilidade de uso. Já o FKT apresenta um panorama da tecnologia para eletrodomésticos para cozinha.

International Bathroom Exhibition: Exposição internacional de itens voltados para o banheiro, com foco no bem-estar e conforto. Para 2022, o evento tem como foco a eficiência de água e economia de energia, prevenção da poluição interna e saúde pessoal.

S.Project: espaço multidimensional voltado para produtos de design, soluções decorativas e técnicas de design de interiores.

SaloneSatellite: exposição com foco em fortalecer os laços entre pesquisa, design e indústria . Essa atração é aberta a designers com menos de 35 anos, pois visa facilitar a relação entre empresas e jovens designers que se preparam para entrar na profissão. Aberto ao público em geral - 12 de junho.

Quais são as palestras do Salão do Móvel de Milão 2022?

O Salão do Móvel de Milão é uma excelente oportunidade de aprender com profissionais renomados da arquitetura e do design. Além das exposições, diversos ciclos de palestras e debates são realizados ao longo dos dias de evento. Por isso, programe-se para assistir ao maior número possível de atrações. 

Na Feira de Milão 2022, haverá também um programa de Talks, de 7 a 12 de junho em suas respectivas arenas. Além do mais, a plataforma digital Salone del Mobile Milano vai transmitir as palestras para que possam ser acompanhadas virtualmente. 

Confira a lista de palestras do Salão de Milão 2022:

O “GREEN GRADS”, uma iniciativa britânica especial para promover novos talentos e cuidar do planeta, também vai oferecer ciclos de debates e palestras. 

Como comprar ingresso para o Salone del Mobile 2022? 

Segundo o site oficial do Salão do Móvel de Milão 2022, a inscrição online é obrigatória, e os bilhetes só podem ser adquiridos por meio da internet. 

O que pode ser tendência? 

Ainda sob efeito da pandemia, quando as pessoas precisam passar muito tempo em casa, o Salão do Móvel de Milão 2022 deve focar em praticidade e funcionalidade para o lar. Assim, as inovações tecnológicas e conceitos que tornam a casa um ambiente confortável e inteligente devem aparecer nas exposições. 

Assim como em 2021, as plantas devem fazer parte da edição de 2022, no conceito chamado de biofilia. Por isso, o verde deverá estar presente nos showrooms das marcas famosas, como em formato de jardins, terraços ou simplesmente em vasos de plantas. 

Ainda ligado à natureza, a sustentabilidade e a preservação ambiental serão debatidos no Salão. Assim, você verá muitas peças feitas com materiais recicláveis e ecologicamente sustentáveis, com o mínimo impacto possível ao meio ambiente. As peças de madeira também estão entre as tendências da feira. 

Leia também: O que é madeira pinus e os benefícios do seu uso na decoração

Entretanto, não é qualquer tipo de madeira: para estar dentro do conceito de sustentabilidade, essa matéria-prima precisa ser de origem de florestas reflorestadas ou de alta durabilidade, para que menos árvores sejam derrubadas.

Vai participar da 60ª edição do Salão do Móvel de Milão? Confira dicas 

Além das atrações dentro do Fiera Milano Rho, é possível conferir as tendências de arquitetura e decoração em diversos cantos de Milão, tanto como parte da programação do Salão, quanto pelo charme que a própria cidade proporciona. 

Leia também: Confira as datas do principais eventos nacionais e internacionais de arquitetura e design confirmados para 2022

Fuorisalone

O Salão do Móvel de Milão oferece ainda o Fuorisalone, com uma infinidade de exposições em diversos cantos da cidade, como por exemplo na Università Degli Studi di Milano, Spazio Lambrate e no Cinque Vie. A localização das atrações é alterada em cada edição anual e é divulgada dias antes do evento. 

Além do moveleiro, com o passar do anos o Fuorisalone passou a incluir outros setores, como o de tecnologia, arte e moda. Entre a programação, os visitantes poderão ter acesso a exposições, palestras, workshops e outros mini-eventos. 

O evento foi criado há cerca de 32 anos pelas escolas de design da cidade. No circuito, essas escolas (antigas e atuais) e designers recém-formados expõem os projetos pela cidade. 

Em 2022 o Fuorisalone será realizado entre os dias 4 e 10 de abril. De acordo com o site do evento, a proposta para este ano investigará as dimensões do Espaço e do Tempo, oferecendo um tema para reflexão e estímulo para todas as empresas que desejam participar. 

“A escolha do tema decorre das observações que surgiram nos últimos dois anos, do diálogo com empresas e designers e do manifesto programático da COP 26: não temos muito tempo para pensar no nosso espaço e apenas planejando cada ação de forma consciente, podemos pensar no futuro”, como consta no site oficial do Fuorisalone. 

Acesse aqui o mapa com as exposições do Fuorisalone 2022

Caso não possa comparecer presencialmente, o Fuorisalone realiza transmissões ao vivo, onde é possível até realizar um tour em 3D pelos showrooms do evento. Por isso, acesse os canais oficiais do evento e fique por dentro das atualizações e novidades para 2022. 

Prevenção à Covid-19 

Apesar de o evento estar marcado para acontecer em um momento de volta à normalidade pós-Covid, o Salão do Móvel de Milão será realizado ainda em um mundo ameaçado pela pandemia. Por isso, os organizadores exigem alguns cuidados aos visitantes.

A utilização de máscaras faciais cirúrgicas ou PFF em espaços exteriores, como por exemplo nos pavilhões de feiras e convívios ao ar livre, é recomendada. 

Contudo, o uso de máscaras faciais é obrigatório em salas de conferência, reuniões, convenções, etc. 

Independentemente do país de origem, o Salão do Móvel orienta que o visitante que chegar à Itália apresente certificado de vacinação contra a Covid-19, com o ciclo vacinal completo. Mais informações podem ser acessadas no site do Ministério da Saúde italiano

No caso do passaporte, programa- se com antecedência para garantir esse documento e não ter problemas durante a viagem. Além do mais, alguns espaços podem limitar o número de pessoas. Assim, se tiver alguma atração prioritária na sua lista, chegue no local um pouco mais para garantir lugar. 

Aproveite os encantos e belezas de Milão

Milão é conhecida como a capital da moda e do design. Por lá, há diversas lojas de departamento e de decoração de marcas conhecidas mundialmente. Aproveite para visitar esses espaços e buscar inspirações para os seus projetos.

Além disso, Milão é repleta de monumentos, ruas, museus e igrejas com projetos arquitetônicos de tirar o fôlego, sobretudo nos estilos barroco e renascentista. Sem dúvida, uma simples caminhada pelas ruas da cidade será muito relaxante e proveitosa. 

Não pode comparecer ao Salão do Móvel de Milão? A Vero vai mostrar as principais atrações da feira 

Visitar presencialmente a feira de Milão é, sem dúvidas, uma experiência incrível para qualquer profissional da área. Porém, caso você não possa participar presencialmente, a Veromobili vai fazer uma cobertura com as principais atrações do evento.

Siga a Vero no Instagram e fique por dentro da maior feira de design de móveis do mundo!  

A seguir, veja alguns dos produtos que serão apresentados no Salone del Mobile Milano 2022:

Enquanto espera o início do Salão do Móvel de Milão 2022, você pode experimentar os sketchups dos móveis Veromobili nos seus projetos de arquitetura e decoração. 

Disponibilizamos diversos projetos, entre mesas de centro, puffs, escrivaninhas, guarda-roupa, poltronas e vários outros tipos de mobiliários e peças decorativas.

Contamos com uma plataforma exclusiva para arquitetos. Comece agora mesmo com a nossa biblioteca de sketchup!

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.