O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Como fazer uma decoração home office para deixar seu ambiente de trabalho com a sua cara

Para manter a produtividade durante o trabalho, a decoração home office deve ser clean e organizada.

O  home office é o sonho de muita gente. Afinal, trabalhar no conforto de casa, não ter que enfrentar trânsito e poder comer comida caseira são apenas algumas das vantagens de trabalhar em seu lar. Mas, para potencializar a produtividade, é essencial fazer uma decoração home office apropriada. Isso porque esse modelo de trabalho exige uma dose maior de disciplina e organização, uma vez que é necessário haver um equilíbrio entre o trabalho e o ambiente doméstico. Assim, a decoração home office deve ser bem pensada, de modo que o trabalho e a vida pessoal possam fluir bem, lado a lado.

Para isso, preparamos algumas dicas para te ajudar na hora de fazer a decoração de seu escritório, de forma organizada, funcional e agradável. Olha só!

Escolha o local ideal para montar o home office 

Antes de começar a comprar os móveis, o primeiro passo é escolher o local da casa no qual o escritório será montado. A dificuldade para isso dependerá do imóvel, pois pode não haver espaço suficiente na residência ou há outras pessoas que moram no local e utilizam os locais diariamente. Além do ambiente, a decoração de home office pequeno precisa levar outros pontos em consideração, tais como iluminação, ventilação e o barulho. Afinal, um lugar que não é silencioso, é escuro, tem pouca ventilação e tem muito trânsito de pessoas pode interferir na produtividade.   

Caso o seu apartamento ou casa tenha cômodos disponíveis, que estejam sem utilização, a tarefa é mais simples. Mas, mesmo que o imóvel seja pequeno, é possível montar um escritório. Não há medidas ideais para um home office, porém, é fundamental que o local tenha espaço suficiente, no mínimo, para comportar uma escrivaninha e uma cadeira de escritório confortável. Debaixo de escadas, nas varandas e em um hall de entrada espaçoso podem ser boas opções, por exemplo. 

Para imóveis pequenos, montar um cantinho home office na sala pode ser a melhor opção, visto que, geralmente, esse é um dos maiores cômodos de uma casa. Para que a ideia dê certo, é essencial otimizar o espaço disponível e, também, que o local não seja frequentado pelos outros moradores. Ah! Lembre-se de deixar a televisão desligada durante o horário de trabalho para não atrapalhar sua concentração.

Caso o espaço seja muito pequeno, opte por móveis feitos sob medida ou por móveis modulados. Além do mais, para uma decoração home office funcional, o ideal é não utilizar a mesa da cozinha, uma vez que, como a mesa pode ser usada no decorrer dia, você se desconcentrará ao ter que tirar suas coisas. Ademais, é bom que trabalho e refeições não se misturem.

Imagem de um home office com escrivaninha, estantes e prateleiras

Definido o espaço, agora é hora de escolher os móveis e demais itens que serão úteis para o home office.

Quais móveis e objetos escolher para montar um home office? 

Não é necessário ter diversos móveis e objetos para ter um escritório confortável, pois uma decoração simples de home office dá conta das necessidades profissionais em casa, desde que seja funcional e ergonômica. Mas, caso o local tenha espaço, vale a pena equipar o ambiente de trabalho com alguns itens extras. Veja a seguir! 

Escrivaninha, mesa ou bancada

Independentemente do tamanho do home office, a escrivaninha é essencial para quem trabalha em casa, afinal, será o móvel responsável por acomodar o computador e outros itens essenciais. 

O ideal é que o móvel tenha espaço suficiente para usar o mouse com tranquilidade. Para ajudar na organização, escolha escrivaninhas com gavetas ou prateleiras. Elas serão úteis para guardar documentos e outros itens de trabalho. 

Se o seu espaço é mais limitado, melhor fazer uma bancada de acordo com as medidas que você precisa. Para dar certo, ela tem que ser mais larga, porém, mais estreita que as mesas tradicionais (com 40 a 50 cm de profundidade já dá para colocar computador e outros objetos). Banquetas e prateleiras também conseguem fazer o papel de mesa leteral e atender às necessidades de cada um.

Sobre a estética da escrivaninha, as cores neutras são mais fáceis de harmonizar com diversos estilos, e também com os outros móveis e itens decorativos no local, sendo mais fácil criar uma decoração home office no quarto, por exemplo, que orne com tudo. O design pode seguir o gosto e a decoração, mas a dica é escolher um modelo feito de madeira, pois é clean e tem maior durabilidade.  

Há também a opção de fazer uma mesa com dois cavaletes e um tampo — uma opção mais em conta que uma escrivaninha tradicional, e super descolada.

Escrivaninha com um computador em cima e um cacto ao lado

Cadeira de escritório 

Ter uma cadeira confortável e ergonômica ajuda a evitar dores nas costas. Por isso, ao escolher um modelo, é importante levar outros fatores em conta além da estética, como as possibilidades de regulagem para os braços, altura, encosto para as costas e para o pescoço. Além do mais, o estofado deve ser confortável. 

Caso o espaço de home office seja pequeno, não será possível escolher uma cadeira muito grande. Porém, há bons modelos no mercado que podem ser usados em locais com pouco espaço. Para ajudar no manuseio do item, escolha uma peça com rodinhas. 

Armários 

Manter o ambiente de trabalho organizado é fundamental para a produtividade. Para isso, utilize armários de chão. A depender da quantidade de itens que precisam ser armazenados, talvez seja necessário mais de um móvel. 

Felizmente, com o uso da internet, pouca coisa precisa ser impressa. Mas caso o espaço seja limitado, opte por armários suspensos, nichos ou prateleiras para deixar a decoração home office organizada e bonita. 

Nos casos das prateleiras, para não deixar o home office com aspecto de bagunçado e desagradável, escolha organizadores de arquivos ou caixas organizadoras para guardar os itens.  

Home office montado no quarto com estante, cadeira, escrivaninha e prateleiras

Organizadores de tarefas

Os organizadores de tarefas são fundamentais para que o trabalho possa fluir com tranquilidade. Utilizar a parede para essa finalidade é uma alternativa para quem precisa de espaço e é mais visual, além de deixar o ambiente esteticamente bonito. 

Lousa, post its, mural de avisos, calendário de mesa e demais itens que se adequem às suas necessidades podem ser usados para organizar as tarefas profissionais diárias, para lembrar dos prazos, etc. 

Além do mais, não deixe objetos (principalmente os pequenos) soltos pela mesa, e também não acumule coisas que não precisa. O ideal é que o ambiente seja clean, para ajudar a manter o foco nas tarefas principais. Por isso, utilize “porta-trecos” para guardar canetas, clipes de papel, e outros materiais de escritório. 

Dois caixotes de madeira sobrepostos com um cacto em cima

Suportes 

Para uma decoração home office funcional, talvez seja necessário contar com alguns suportes para tornar a estação de trabalho mais ergonômica. Eles são úteis, por exemplo, para deixar a tela na altura dos olhos. 

Há vários tipos de suporte, como para o notebook, apoio para os pés, para o teclado, mouse, monitor, para o antebraço, entre outros.

Não é necessário comprar todos os itens, pois a escolha vai depender da ergonomia da mesa de trabalho e da cadeira de escritório que você escolheu para o home office. 

Suporte para notebook em uma mesa com óculos, caneca e canetas

Iluminação

A iluminação é um item primordial no home office. O sol, além de te manter acordado, te deixa mais disposto e pronto para trabalhar. Entretanto, não esqueça de colocar cortinas nas janelas, para regular a entrada de luz. 

A iluminação artificial também é muito importante: uma luz permanente é essencial para te manter focado e dar brilho no espaço. Além das luzes de teto, aposte nas luminárias de mesa — elas dão um charme ao ambiente. As lâmpadas devem preferencialmente ser na cor branca, pois ajudam a manter o foco e concentração. 

Tomadas

Carregador de celular, cabo do monitor, carregador do notebook, luminária de mesa… Diversos itens precisam estar conectados à rede elétrica para funcionar. Por isso, uma decoração home office precisa ter tomadas livres. 

Caso o espaço de trabalho não tenha tomadas o suficiente, é possível adquirir filtros de linha ou extensão, equipamentos que servem para multiplicar número de tomadas, permitindo que diversos aparelhos eletrônicos sejam ligados em simultâneo.

Porém, cuidado para não sobrecarregar esses aparelhos com muitos equipamentos ligados, para não ocasionar em um curto-circuito. 

Como decorar o home office

Além dos móveis e acessórios citados acima, a decoração home office precisa ser agradável, afinal, esse será o espaço no qual você passará a maior parte do dia.  

Ainda, o ambiente pode servir como plano de fundo caso você precise realizar reuniões virtuais durante o trabalho. 

Use plantas na decoração 

As plantas trazem conforto, aconchego e conseguem diminuir o estresse. Assim, elas são ótimas alternativas para quem deseja decoração simples de home office. Escolha por plantas que sejam de fácil cuidado e manutenção. As ideais são as que não precisem ser regadas todos os dias, o que significa poder ficar longe do home office aos finais de semana ou viagens.

Mini cactos, lanças de São Jorge e dedo de moça são exemplos de boas plantas para cultivar no home office.

Mesa com um notebook, uma planta e uma caneca em cima

Pense no que colocar na mesa do home office

Não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma estação de trabalho mais agradável. Para isso, itens pessoais e personalizados, como porta-retratos, fotos impressas, instrumentos musicais, livros, quadrinhos coloridos, almofadas, letreiros, banners e afins podem ser usados como objetos de decoração home office. Use a criatividade!

Escritório montado em um quarto com uma escrivaninha de cavaletes

Tenha cuidado com as cores 

Caso queira pintar ou trocar o papel de parede da sua decoração home office, tenha cuidado com a escolha dos tons. Isso porque as cores podem influenciar o nosso humor. Por exemplo, o vermelho pode ativar as áreas e estresse, enquanto o azul remete à segurança.

Escolha tons neutros, e caso queira deixar a decoração home office mais alegre, acrescente objetos coloridos ao ambiente. 

Por mais que as dicas ajudem a fazer um home office cheio de personalidade e bonito a ponto de inspirar o trabalho a ser mais produtivo, é você quem define como seu dia vai render estando em casa.

Por isso, fique longe das coisas que tiram sua atenção, feche as redes sociais e deixe seu celular de lado durante o trabalho. Além disso, é importante fazer pausas para um descanso breve e realizar alongamentos após muitas horas sentado. Tudo isso vai fazer a diferença na sua vida profissional.

Confira o nosso bazar de móveis com design assinado!

Se você está montando a sua decoração home office, ou vai repaginar o seu cantinho de trabalho, confira as opções de escrivaninhas no catálogo da Vero. Alguma com certeza combina com o seu estilo de decoração. 

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.