O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Confira os principais estilos de decoração e como escolher o da sua casa

Seja para repaginar o visual de casa ou mobiliar um apartamento novo, escolher o estilo de decoração que vai predominar no ambiente pode ser uma tarefa difícil, sobretudo para quem não tem conhecimento em decoração de interiores.

Existem vários estilos de decoração, desde os mais minimalistas até os mais extravagantes. E se você não se encaixa em nenhum desses extremos, pode se interessar pela decoração eclética, que mistura elementos diversos.

Tem dúvidas sobre qual linha decorativa seguir? Preparamos este conteúdo com 13 estilos de decoração de interiores para te inspirar. Boa leitura! 

Veja 13 estilos de decoração para você se inspirar 

1. Industrial

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Elisa Vasconcelos (@elisa.vasconcelos)

O primeiro estilo da lista é o industrial, inspirado no visual de antigas fábricas dos Estados Unidos. Nessa decoração, o metal aparece em destaque nas peças decorativas e até nas paredes, dando um ar rústico ao ambiente.

Uma das principais características do industrial são os cômodos integrados, sem paredes, como a cozinha no mesmo espaço da sala de estar, separados apenas por móveis. Porém, é possível adotar esse estilo em qualquer ambiente, sem que ele seja integrado.

Quem quer a decoração industrial em casa deve escolher objetos com acabamento em ferro, madeira maciça e metal envelhecido, como aço, que podem aparecer nas luminárias, móveis, nas portas, janelas e nos equipamentos da cozinha. 

Além disso, o efeito de cimento queimado cai super bem nesse estilo, e pode ser usado nas paredes. A iluminação é outro ponto importante na decoração industrial, por isso aposte em janelas e portas amplas e nas luminárias para deixar o ambiente bem iluminado. Por fim, as cores desse estilo de decoração são os tons sóbrios, como branco, bronze, preto, cinza.

2. Boho

mesa com cadeiras coloridas, um balanço e um sofá em uma sala estilo boho

A decoração boho é inspirada em povos que não se encaixam em padrões tradicionais. Aqui o diferencial fica nos mix de estilos, cores e estampas, havendo total liberdade e criatividade.

Para adotar esse estilo, invista em objetos com estampas étnicas, como vasos, almofadas e tapetes. Os móveis mais usados são os de madeira clara e mais próximos do chão. Por isso, deixe puffs e bancos espalhados pelos ambientes da casa. Outra sugestão é investir em centro de mesa ou cadeira com pé palito, que dá um ar vintage ao ambiente. 

Para a paleta de cores, os tons neutros, como bege, marrom e verde-oliva estão presentes na decoração boho, mas podem ser combinados com cores vivas e estampas  Além disso, peças artesanais, como mantas, tapetes e mobiliários feitos de palha fazem parte desse estilo. 

Se você quiser inovar, é só colocar uma rede de algodão cru no meio da sala ou deixar um tapete com almofadas em um canto da casa para criar uma sensação de aconchego. 

3. Contemporâneo 

Sala com janelas de vidro amplas, um sofá e umaa televisão. A sala é branca e os móveis são claros, com um tapete estampado no chão

O contemporâneo é ideal para as pessoas que gostam de um estilo sem muitos objetos, mas sem deixar o conforto de lado. Os tons neutros como cinza, branco, bege, preto e marrom estão presentes nesse estilo, mas nada impede que você acrescente um objeto colorido à decoração. 

O estilo contemporâneo preza pelo mínimo e simples, ou seja, um ambiente sem muitas mobílias e objetos de decoração. Para isso, os móveis devem ser lisos, sem muitos detalhes ou sem excesso de peças decorativas. Opte por objetos feitos de madeira, mármore, vidro, cimento, metal, aço e com texturas 

Além disso, no estilo contemporâneo, deve haver muita iluminação. Por isso, aposte em luminárias, lustres e deixe as janelas abertas ou cobertas com cortinas finas. 

4. Escandinavo

Inspirado nos países nórdicos (norte da Europa), o estilo escandinavo é um pouco parecido com o contemporâneo em relação às cores: tons neutros, principalmente o branco. Além do mais, a luminosidade e a simplicidade do ambiente também fazem parte desse estilo, o proporciona uma sensação de aconchego na casa.

Aposte em objetos feitos de fibra natural, como linho, lã e algodão, que podem ser encontrados em almofadas, mantas e cortinas. É interessante também que a casa tenha janelas e portas de vidro que possibilitem a entrada da luz natural no ambiente.

Para o chão, você pode utilizar piso de madeira para contrastar com os objetos e móveis nos tons claros. O mesmo vale para as paredes: uma boa opção é o papel de parede com efeito tijolo. Além disso, as plantas fazem parte da decoração escandinava. Use e abuse delas, seja em jarros de mesa ou em vasos suspensos. 

5. Minimalista

quarto minimalista, com uma cama de solteiro, um armário aberto e uma arara

Nesse estilo, ficam no ambiente apenas os móveis e objetos que fazem parte do dia a dia dos moradores, dispensando mobílias desnecessárias e sem uso. 

No quesito decoração, o minimalismo preza pelo essencial. Nesse caso, vasos de plantas e quadros são ótimos para compor o ambiente. Esse estilo ainda combina muito com quem preza pela decoração sustentável.

Para a mobília, opte por móveis lisos e sem muitos detalhes, com design simples e com apenas uma cor. Outra dica é escolher móveis multifuncionais, como por exemplo uma caixa organizadora que serve como puff. 

6. Rústico

quarto rústico, com paredes com textura de tijolos, muitas plantas e cortinas claras. A cama está toda branca, exceto por um pano roxo na parte baixa. Na parede, há uma televisão.

Saindo dos tons brancos temos o estilo rústico, inspirado nas cabanas de floresta e que deixa o ambiente com a sensação campestre. Nesse estilo, as texturas e sobretudo a madeira ditam o tom da decoração. 

Para as cores, o estilo rústico pede tons que lembram a natureza, como marrom, verde-escuro e cores que remetem à palha. As fibras naturais, plantas, mantas e tapetes devem fazer parte da decoração.

Os móveis devem ser de madeira, sobretudo na versão crua (sem tinta). Assim como no estilo escandinavo, o efeito tijolo nas paredes é uma boa aposta. 

7. Clássico

quarto clássico com uma cama de casal, espelhos, uma cômoda

O estilo clássico é voltado principalmente para quem deseja ter um ambiente doméstico luxuoso e é mais aconselhado para espaços grandes. Esse estilo é inspirado na arquitetura romana e grega e tem como ponto central a sofisticação.  

Para a decoração do ambiente, o estilo clássico pede piso de madeira, paredes com moldura de gesso e muito mármore e granito, sobretudo nos lavabos e banheiros. Objetos feitos com cristais, porcelana, além de espelho, ajudam a compor um ambiente no estilo clássico. 

Também devem ser usados móveis grandes e que pareçam pesados, como cadeiras e armários de madeira maciça, principalmente no tom mogno. 

Os móveis podem (e devem!) ter muitos detalhes. Já para as cores, abuse dos tons claros, assim como o cobre, prata e dourado.  

8. Retrô

parede de decoração retrô, com vinis e um toca discos

Remetendo ao passado, a ideia de estilo de decoração retrô é dar um ar nostálgico ao ambiente, com decoração inspirada nos anos entre 1950 e 1070. É importante não confundir o retrô com o vintage: no primeiro, os móveis são feitos com design modernos, mas seguindo características de móveis antigos, e o segundo usa objetos antigos na decoração. 

No estilo retrô, o destaque vai para as cores vibrantes e os tons pastéis, como o vermelho, laranja, amarelo, além do azul-claro e amarelo-pastel. Para os móveis, invista em peças com cantos arredondados e com pé palito. 

Para os objetos decorativos, você pode utilizar estampas geométricas em almofadas, tapetes e cortinas. Como esse tipo de estampa é chamativa, tenha cuidado para não sobrecarregar visualmente o ambiente. 

9. Romântico

quarto de casal com paredes fofas e decoradas em tons rosa e pasteis, uma cama de solteiro, mesa, cadeira, mesa de cabeceira

No estilo romântico, a decoração deve conter elementos delicados e sofisticados, mas isso não significa que esse estilo esteja ligado ao feminimo e que deva ser usado apenas por mulheres. 

Os tons pastéis e o branco são as cores predominantes e podem aparecer no papel de parede, nos móveis, em almofadas, cortinas e em vários outros objetos decorativos que a sua criatividade escolher. 

Além do mais, é possível escolher peças com estampas florais (sempre em tons claros), o que ajuda a quebrar o aspecto "liso" do ambiente. Para o chão, você pode escolher um piso de madeira em tom bem clarinho. 

Na hora de escolher os móveis, dê preferência para os feitos de madeira e que sejam pintados com cores pastéis. Além disso, os ambientes devem ser bem iluminados. Por isso, aposte em janelas grandes e cortinas com tecido bem fino, além de luminárias com luzes brancas.

10. Pop Art

O pop art pede cores e estampas vibrantes, tanto nas peças decorativas quanto nos móveis. Além do mais, é possível usar diferentes formatos de objetos na hora de decorar o ambiente.

Para os móveis, aposte em sofás, puffs e bancos coloridos, bem como em quadros com estampas divertidas e com estrelas de Hollywood. Objetos retrô, como vitrola, máquina de escrever e placas de carros antigos também podem ser usados.

Para os móveis, você pode usar mobília feita de madeira e com cores chamativas, como uma mesinha de centro vermelho, cadeiras no tom de azul-claro ou sofá de palete e estofado amarelo. 

11. Montessoriano

casinha de criança desenhada na parede de um quarto infantil, com uma cama de solteiro e escrivaninhas

O estilo montessoriano, inspirado no método de educação montessori, é muito utilizado para montar quartos infantis, e propõe maior autonomia e liberdade para a criança.

Nesse estilo, os móveis do quarto infantil devem estar na mesma altura que a criança. A decoração e a mobília são focadas na perspectiva infantil e não dos adultos, para que a criança possa exercer a própria autonomia e ter espaço livre para brincar. 

Para a decoração, você pode escolher papéis de parede em tons claros e objetos que remetem ao universo infantil. Aposte também em tapetes, puffs e móveis pequenos, preferencialmente feitos de madeira. 

12. Eclético

O estilo eclético é para quem não quer seguir apenas uma linha decorativa e gosta de ter várias texturas, cores e objetos diferentes no mesmo ambiente. Assim, é possível mesclar peças com cores vibrantes e tons pastéis ou móveis com designer modernos e peças vintage, basta usar a criatividade.

Não existe um padrão de decoração no estilo eclético, mas é necessário haver harmonia entre as peças decorativas e na decoração do ambiente como um todo.

13. Africano

Como o próprio nome diz, esse estilo é inspirado na cultura e nas paisagens naturais do continente africano. Para a decoração, são usadas peças de barro e madeira, e as cores neutras, como marrom, cinza, preto e branco predominam.

Você pode adotar o estilo africano em tapetes e almofadas com estampas étnicas ou de animais, como onça, zebra e outros. Os móveis devem ter acabamento rústico preferencialmente feitos de madeira. Além do mais, escolha objetos que transmitam sensação de textura, como fibras naturais e couro sintético.  

Comece a decorar seu lar com o seu estilo

Com tantas opções, pode ser complicado escolher um estilo de decoração para os ambientes de casa ou apartamento. Para isso, pense na sua personalidade, gostos pessoais, cores favoritas e preferências: você gosta de muitos objetos em um ambiente, ou prefere mais espaço e funcionalidade?

Precisa de móveis e itens decorativos para dar um toque final ao estilo de decoração da sua casa, ou quer começar um novo estilo? Confira mais de 600 produtos no catálogo da Veromobili: você certamente encontrará o que precisa.

GOSTOU? COMPARTILHE
leandro marcato

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.