O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

O que é a decoração estilo industrial e como usá-la em diferentes ambientes

A decoração industrial pede muito concreto, tijolo e cores neutras. Além disso, o conceito de ambientes integrados cai bem nesse estilo. 

Enquanto muitos conceitos decorativos exigem acabamento delicado e refinado nas paredes e no piso, cores vivas e móveis com vários detalhes e design sofisticado, a decoração no estilo industrial traz a proposta de um ambiente com aspecto inacabado, como se a obra tivesse sido interrompida no meio do caminho.

A decoração industrial começou a ser adotada lá na década de 60, mas permanece presente nos tempos atuais não apenas nos ambientes de casa, mas em lojas comerciais. Quer entender melhor esse estilo de decoração? Continue a leitura! 

Leia mais: 13 principais estilos de decoração para adotar em seu lar 

O que é o estilo industrial?

duas pessoas na frente da indústria

A decoração no estilo industrial é inspirada em lofts de Nova York instalados entre os anos de 1960 e 1970 em antigas fábricas e galpões do século XX. Conforme o processo de industrialização foi ganhando força, o design e a estética industrial deixaram de pertencer apenas ao chão de fábrica e começaram a fazer parte dos ambientes domésticos.

Por terem sido instaladas em fábricas originais, essas residências tinham um design interior com características industriais: pé direito alto, cômodos com poucas ou nenhuma divisórias, paredes de tijolos ou concreto aparente, além de fiações elétricas e tubulações expostas, o que deixavam o ambiente com visual rústico e inacabado.

Outro ponto desse estilo é que os equipamentos e móveis industriais que eram usados na fábrica serviam como mobília nessas residências. E para contribuir ainda mais com a estética fabril nos imóveis, os locais não passavam por grandes reformas, assim, até mesmo a degradação causada pelo tempo em paredes, portas, equipamentos e objetos eram preservados. 

Apesar do rústico ser comumente atrelado ao universo masculino, o estilo industrial não pertence exclusivamente aos homens: todas as pessoas são livres para adotar esse estilo de decoração onde quiserem. 

Com o passar dos anos, a decoração no estilo industrial passou a ser adotada em outros tipos de imóveis que não estavam instalados em fábricas. Decoradores e designers de interiores começaram a aplicar esse conceito de decoração em casas, apartamentos e até mesmo em bares, restaurantes e cafeterias.

Como decorar em estilo industrial?

É possível adotar o estilo industrial por meio de peças decorativas, móveis e eletrodomésticos que lembram os antigos lofts de NY. Uma vantagem desse conceito é que não é preciso ter uma casa grande para trazer o visual fabril para o ambiente doméstico. Com algumas mudanças e muita criatividade, é possível deixar o apartamento inteiro com esse visual. 

Se interessou por esse estilo? Veja a seguir quais as principais características desse tipo de decoração.

Cores

giz de cera colorido simulando cores do estilo industrial

Um ponto marcante do estilo industrial são as cores, o que torna fácil identificar que o ambiente foi decorado seguindo esse conceito. Os tons usados são sóbrios e lembram o metal e o cimento, como preto, cinza e até mesmo o branco. Além disso, as cores marrom e argila, que remetem à madeira e ao tijolo, também devem fazer parte da decoração. 

Os tons de dourado e bronze velho também aparecem com força, sobretudo em encanamentos ou torneiras. Apesar da neutralidade, é possível incrementar tons coloridos à decoração em peças decorativas pontuais e que não tirem a atenção dos tons sóbrios do ambiente. 

Iluminação

Para levar aconchego aos ambientes da casa, a decoração industrial pede muita luminosidade, seja natural, seja artificial. Para isso, as portas e janelas devem ser largas e grandes, feitas preferencialmente de vidro para facilitar a entrada da luz do sol no ambiente. Se optar por colocar uma cortina, ela deve ter um tecido bem fininho e no tom claro.

A iluminação artificial desse tipo de decoração aparece de forma meio rústica: nada de colocar lustres de cristais em casa. As lâmpadas devem estar ligadas na própria fiação de energia elétrica, que deve ficar exposta no ambiente. Para isso, os pendentes são ótimas opções.  

Concreto e tijolo

Inspirados nas paredes sem acabamento das antigas fábricas, o tijolo de barro e o concreto estão fortemente presentes na decoração no estilo industrial. Pode ser um pouco trabalhoso levar o aspecto tijolinho para dentro de casa, mas uma boa dica é aplicar papel de parede com esse efeito. Há várias opções no mercado que imitam a aparência do tijolo, inclusive na cor branca, que também pode ser usada. 

O papel de parede é válido para o aspecto de cimento queimado. Além disso, também é possível ter a aparência do concreto em bancadas feitas de cimento ou com bloco de concreto, mas sem acabamento final. Ou seja, a ideia é deixar o concreto o mais evidente possível no ambiente, mas com uma aparência estética moderna.

Materiais

Na decoração industrial, as peças decorativas, móveis e eletrodomésticos feitos de aço, metal e ferro devem fazer parte do ambiente. A vantagem é que é fácil encontrar eletrodomésticos feitos de aço inox, como fogões, geladeiras e armários para cozinha. Além disso, existem torneiras e acessórios para banheiro feitos com esse material. 

Outro ponto importante são os móveis, que nesse estilo aparecem com aspecto liso, sem muitos detalhes. Eles devem preferencialmente serem fabricados com madeira maciça ou com aspecto “cru”, sem verniz ou qualquer outro tipo de pintura. O couro também é muito usado, e pode ser encontrado principalmente em peças estofadas.   

Fiação e encanamento expostos

Enquanto muitos decoradores querem esconder cabos e fiações de energia elétrica ou cabos dos aparelhos eletrodomésticos, a decoração industrial pede que eles sejam expostos propositalmente. 

Assim como os fios, os encanamentos de gás, água e ar-condicionado também devem aparecer na decoração, tanto nas paredes como no teto. Porém, em ambos os casos, eles devem ter aparência estética agradável. Nada de deixar os fios emaranhados ou tubos com pintura descascada. 

Cômodos integrados e amplos

Adotar a decoração estilo industrial significa ter poucas paredes ou divisórias nos ambientes de casa. Isso porque os cômodos devem ser integrados e amplos, características que também remetem aos antigos galpões. 

Assim, por exemplo, a cozinha pode ficar ao lado da sala de estar, separados apenas por alguns móveis. Uma dica é usar vigas de concreto aparente para delimitar os espaços. 

Decoração estilo industrial: 6 dicas para você aplicar 

Não é preciso grandes reformas ou comprar peças e móveis caríssimos para deixar a casa no estilo industrial. É possível, por exemplo, deixar os utensílios de metal expostos na cozinha, instalar pendentes na sala de estar ou colocar papel de parede de cimento queimado. A seguir, reunimos seis ideias de decoração para você se inspirar.  

Cozinha

Uma mesa na cor preta com textura “pesada” é um dos charmes de uma cozinha industrial. Além disso, aposte em um armário com os objetos expostos ao fundo para enriquecer o ambiente. Se ficar muito sóbrio, adote plantas.

Para quem quer levar a decoração estilo industrial com tudo na cozinha, é possível deixar o ambiente inteiro praticamente com objetos na cor preta. As cadeiras e a mesa de madeira, os pendentes e o teto sem forro deram um toque ainda mais rústico.

Quarto

Há duas características da decoração industrial que podem ser aplicadas facilmente no quarto, independentemente do tamanho do imóvel: parede com efeito de cimento queimado e arara de roupas feita com madeira crua. Além disso, um vaso de planta com aspecto de concreto ajuda a incrementar ainda mais o estilo industrial no cômodo.

Sala

É possível misturar o industrial com outros estilos de decoração, a exemplo do vintage. Para isso, aposte no concreto, na iluminação e nas cores vintage, porém, para dar um ar antigo ao espaço, você pode usar um móvel de madeira. 

Lavabo/banheiro 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Karla Stephen (@decor_estilo_stephen)

Deixar as paredes com efeito de concreto aparente é uma ótima forma de adotar o estilo de decoração industrial sem muito trabalho ou gasto financeiro. Se não quiser deixar o ambiente tão industrializado, você pode intercalar com cores claras e móveis brancos, mesclando o concreto com um teor mais aconchegante. 

Se você curtiu o estilo industrial, mas não sabe por onde começar a decorar o seu espaço, confira essas dicas para começar a decoração da sua casa!

GOSTOU? COMPARTILHE
leandro marcato

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.