O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Veja dicas de como adotar a decoração boho nos ambientes de casa

A mistura é a palavra de ordem na decoração boho! 

Na hora de pensar no visual dos ambientes de casa, você é do tipo que adora brincar com composições diferentes, seja nas cores das peças decorativas, nas texturas e até mesmo misturar outros estilos de decoração? Se a resposta for sim, a decoração boho é para você.

Fortemente influenciada no modo de vida e na cultura de povos nômades, o boho é um estilo que carrega muita personalidade e prega a liberdade. Se interessou? Continue a leitura e veja como adotar essa decoração na sua casa. 

O que é o estilo boho de decoração? 

A decoração boho tem forte influência em povos que fogem aos padrões tradicionais e que não seguem regras sociais e culturais estabelecidas, como os ciganos e os hippies. A palavra boho é derivada de boêmio, que significa alguém que vive a vida de forma despreocupada e livre. 

A liberdade está presente nesse estilo, pois não há regras para seguir na decoração boho, desde que todos os elementos estejam harmoniosos no ambiente. Além disso, um cômodo decorado com o estilo boho deve passar a sensação de conforto e aconchego.

A característica mais marcante dessa decoração é a mistura, seja de elementos, cores e até mesmo de outros estilos, como o vintage, romântico e o rústico. É possível ter no mesmo ambiente peças coloridas e neutras ou feitas de diferentes materiais. 

Assim, está liberado exagerar na quantidade de peças decorativas. Você pode, por exemplo, decorar uma parede inteira com vários objetos. Mas lembre-se de avaliar se o ambiente não está sobrecarregado visualmente.   

Veja o que usar na decoração boho

A decoração boho é composta basicamente por misturas de vários elementos. Mas isso não significa jogar objetos diferentes no ambiente. Veja a seguir quais são as principais características desse estilo e como você pode usar na sua casa. 

Texturas

tapete estampado em um chão de tacos, com um sofá de três lugares e, atrás desse sofá, uma janela de vidro ampla

Quem quer aplicar a decoração boho em casa deve se jogar sem medo nas texturas. Nesse estilo, as fibras naturais aparecem com força no ambiente, como a palha, o bambu, o sisal e a piaçava. Objetos feitos com a técnicas de artesanato, como crochê, tricô e macramê e com franjas também são muito utilizados. 

Do mesmo modo, você pode combinar texturas pesadas em contraponto com algo mais delicado. Por exemplo, você pode utilizar almofadas felpudas com outras almofadas de tecido mais grosso, como o couro sintético.    

Móveis e peças decorativas

um sofá, carrinho de bar e nichos de parede decorativos

Um ponto importante na decoração boho são as peças decorativas artesanais, como cestos de palha e peças de macramê. Apostar no artesanato é uma forma diferente de decorar a casa, por isso, quanto mais “feito à mão” o objeto for, melhor. 

Para os móveis, não tem muita regra. O que acontece é a mistura de estilo, como por exemplo combinar móveis vintages ou rústicos no mesmo ambiente. A preferência é que sejam feitos de madeira no tom mais clarinho, para levar textura amadeirada ao ambiente. 

Além disso, os móveis devem fugir um pouco do tradicional e precisam ser confortáveis e práticos. Para os sofás, puffs, poltronas e camas, eles podem ser mais baixos, próximos ao chão.  

Para levar conforto tão presente na decoração boho, os tapetes, mantas, almofadas e plantas (muitas plantas) aparecem com força. Uma boa dica é separar um cantinho da casa e deixar um tapete com almofadas espalhadas no chão ou até mesmo colocar uma rede ou um balanço na sala de estar ou varanda.  

Cores e estampas

quarto com variação de cores e estampas

O mix também está presente nas cores e estampas e pode ser usado nas peças decorativas, móveis e nas paredes do cômodo. 

Os tons neutros, como preto, branco, cinza, marrom e bege aparecem ao lado de cores um pouco mais vibrantes, como o amarelo mostarda, verde-oliva, ocre e tons avermelhados e alaranjados. 

Para as estampas, aposte em desenhos étnicos, tribais, orientais, florais, folhagens, estampas geométricas… Há infinitas possibilidades e você pode misturar duas ou várias opções. 

Caso não queira ousar na mistura de estampas e cores, você pode deixar os móveis e objetos maiores em tons neutros e acrescentar pontos de cor e estampas vibrantes em peças decorativas espalhadas no ambiente. 

Como adotar a decoração boho nos ambientes de casa?

Como esse estilo tem como ponto forte a mistura de elementos, ele pode ser usado em todos os ambientes de casa. Mesmo para quem não quer exagerar na composição, basta utilizar alguns detalhes para que esse estilo seja incrementado na decoração. Confira! 

Decoração boho para o quarto

quarto decorado em tons de rosa claro e verde claro, em estilo boho

Para o quarto, você pode combinar a decoração boho com um estilo um pouco mais moderno. Nessa inspiração, a palete de cores é neutra, mas o ambiente ganha ponto de cor com o tapete estampado e o detalhe cor de rosa na parede, além da escrivaninha verde que quebra a tonalidade e dá vida ao local. O detalhe final fica com os quadros pendurados na parede.

Decoracao de sala estilo boho

Sala com balanço, mesa redonda e sofá, em cores e texturas variadas, estilo boho

A segunda decoração boho para sala ainda utiliza os tons neutros, mas as cores aparecem em evidência no ambiente.  O destaque fica com as peças artesanais e com texturas penduradas na parede de fundo que parecem terem sido feitas à mão.

O balanço, o quadro e as cadeiras levam cor ao ambiente e quebram um pouco a sobriedade do espaço. Mesmo que discreta, o vaso de plantas deve fazer parte da decoração boho. 

Confira como usar móveis Veromobili na decoração boho 

A Veromobili fabrica móveis artesanalmente, com design pensado por uma equipe 100% brasileira. Queremos que você tenha mobília de qualidade em casa, mas a preço justo.  

Todo móvel Vero é feito com madeira vinda de reservas florestais, para preservar o meio ambiente, e podem ser montados em casa. Se você está pensando em adotar o estilo de decoração, confira como acrescentar móveis Vero. 

Arara Duo 

Arara duo branca com roupas e bolsa penduradas nela. Ao lado, um pegboard com um chapéu

A arara de madeira é um jeito diferente de organizar roupas, sapatos e acessórios. Lembra que a decoração boho foge do tradicional? Então, que tal começar a adotar o estilo aposentando o convencional guarda-roupa?

Rack Xis

Rack Xis feito em Madeira Pinus com uma planta e umquadro decorativos nele

O Rack Xis tem a textura de madeira muito presente na decoração boho. O móvel é produzido em MDP, com acabamento laminado em pinus. Os pés são de madeira de pinus maciço, altamente resistente e de árvores reflorestadas.

Sofá Regalo

Sofá Regalo em tom alaranjado. Ao lado, plantas.

Com estofado no tom puxado para o terroso, o Sofá Regalo tem o conforto, design limpo e textura, características que fazem parte da decoração boho.

Cama Junge

Cama Junge Pinus para decoração estilo boho

Apostar em móveis confortáveis e próximos ao chão é uma forma de levar a decoração boho para o quarto. A Cama Junge pode ser usada como futon, cama de solteiro ou cama de casal.

Com todas essas opções, é hora de colocar a mão na massa e começar a decorar o seu lar do seu jeito. Confira nossos produtos para ter seu ponto de partida!

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.