O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Como organizar um closet: veja 10 dicas simples e funcionais

Como algumas mudanças e adaptações, é possível conseguir um espaço no closet para organizar todos os itens. 

Na rotina corrida e agitada do dia a dia, aprender como organizar um closet de forma prática e funcional facilita a escolha dos looks diários e a ajuda a encontrar roupas, sapatos e acessórios.

Mas para que o armário fique sempre arrumado, além da disposição correta de cada item, é importante manter a organização ao longo dos dias. Isso ajuda a evitar que tudo fique bagunçado novamente e você precise mais uma vez organizar todo o closet.

Está pensando em fazer uma geral no seu armário? Separamos neste texto 10 dicas de como organizar um closet.

Veja também: As Melhores Ideias para Decoração de Quarto de Casal

Faça a separação dos itens antes de começar a organizar o closet

Antes de começar a organizar o closet é necessário fazer uma faxina geral no armário, separando tudo que você realmente usa o que está guardado há bastante tempo. Essa tarefa vai ajudar a liberar espaço. 

Para isso, separe as peças de roupas, acessórios e sapatos que não usa há mais de 1 ano. Depois avalie o que você ainda realmente vai utilizar e também quais itens você quer guardar de recordação. 

Além disso, também é importante verificar quais itens precisam de conserto (colocar um zíper, botão, costurar um furo) e o que deve pode ser destinado a outros fins, porque não tem como reaproveitar ou doar.

Por fim, é hora de praticar o desapego e separar os itens que não serão mais usados. Uma ótima forma de fazer a destinação correta de roupas e sapatos é doando os itens para instituições que prestam assistência à pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Confira 10 dicas simples de como organizar um closet 

Você olhou para o armário e viu que tudo está uma bagunça? Demora horas para encontrar a calça que combina perfeitamente com a camisa? Veja, a seguir, 10 dicas de como organizar um closet para você colocar em prática hoje mesmo. 

1 - Praticidade na hora de organizar o closet

arara duo ao lado de um pegboard e uma sapateira, um closet pequeno prático

As roupas e acessórios usados no dia a dia, como as peças de vestuário para o trabalho ou academia, devem ficar em locais de fácil visualização e acesso no closet. Isso facilita com que você encontre o que precisa no dia a dia. 

2 - Utilize móveis extras

arara escura com um chapéu pendurado no topo e itens decorativos, um item usual que pode ser usado para um closet

Caso o closet não acomode todas as peças de roupas e acessórios, você pode colocar um móvel extra para guardar os objetos que sobraram. Para isso, escolha móveis planejados ou modulados para aproveitar todos os espaços disponíveis no seu quarto. 

3 - Separe os itens por categoria

arara de roupas com todas separadas por categoria: camisas, bonés e sapatos

Guardar os itens separados por categoria facilita na hora de procurar algo no closet. Nesse sentido, organize grupos de roupas e os guarde juntos, por exemplo calça com calça, camisetas gola polo todas juntas, e assim por diante. Essa dica serve também para roupas íntimas e itens menores, como meias e lenços.

É possível ainda criar subcategorias, como por exemplo organizar todas as calças jeans  juntas, bem como as calças confeccionadas com tecido mais fino. Além disso, você pode separar as peças em categorias como “trabalho”, festa” e “dia a dia”.

4 - Dobre as roupas ou faça rolinhos

roupas dobradas dentro de uma gaveta de um guarda-roupa

Para quem tem closet pequeno, dobrar as roupas é uma forma de otimizar o espaço e uma excelente maneira de organizar roupas em prateleiras e gavetas. Para isso é importante que elas sejam dobradas no mesmo tamanho.

Desde roupas íntimas até camisas de manga longa, tudo pode ser dobrado. Além disso, organizar as peças dobradas por cores facilita na hora de pensar no look que vai vestir no dia a dia, e ainda deixa o ambiente visualmente agradável. 

As roupas também podem ser guardadas no formatos de rolinhos, principalmente as peças feitas com tecido fino. Na hora de guardá-las, opte por gavetas ou caixas organizadoras. 

5 - Guarde outros itens dentro de malas de viagem

As malas de viagem ocupam muito espaço no closet e são pouco utilizadas, e por isso, o ideal é que elas sejam guardadas fora do móvel para economizar espaço. Se não for possível, você pode guardar dentro delas as peças de roupas e itens que não usa no dia a dia.

6 - Utilize etiquetas de identificação

As etiquetas de identificação são fáceis de fazer, sendo uma ótima técnica para encontrar os itens rapidamente dentro do closet, principalmente quando colocadas nas gavetas e caixas organizadoras. 

7 - Separe as roupas que podem ser penduradas

As roupas confeccionadas com tecidos que amassam facilmente devem ser guardadas no closet com cabides. Para facilitar a organização visual, guarde juntas as peças com cores parecidas ou similares, dos tons escuros até os mais claros, além de separar por cumprimento da peça de roupa. 

8 - Cuidados com as peças de inverno 

Para ter mais espaço, as peças de inverno, como mantas e casacos podem ser guardadas em espaços pouco utilizados no dia a dia, como por exemplo na maleiro ou fora do closet (embaixo da cama, em um baú, dentro de malas, etc). 

Para manter as peças em bom estado é necessário lavá-las e colocá-las em embalagens que facilitem a circulação do ar para evitar a proliferação de mofo. Além disso, é importante que sejam guardados em um local arejado.

9 - Guarde os sapatos separadamente 

sapatos guardados em uma sapateira

O ideal é que os sapatos sejam guardados em um local separado das roupas para não deixar um cheiro desagradavel nas peças que você usa no dia a dia. Caso não seja possível, não guarde os calçados imediatamente após chegar em casa e limpe cada par antes de colocá-los no closet. 

Para os sapatos mais usados, como tênis de academia, a melhor escolha é organizá-los em uma sapateira. Além disso, coloque os calçados de inverno ou que são usados casualmente em sacos e caixas de papelão com furos e guarde-os em um local fora do closet. 

10 - Dobre calças jeans

A calça jeans não precisa ser guardada apenas no cabide. Caso seu closet tenha pouco espaço no cabideiro, dobre essas peças e organize por cor em uma colmeia própria para peças jeans ou nas prateleiras do armário. 

Dica bônus: mantenha a organização  

Não adianta nada fazer uma super organização no closet e não manter ao longo do dias. Por isso, ao tirar um objeto do lugar, ponha-o de volta no mesmo local depois de usar ou lavar.

Pode ser difícil memorizar o local de cada item nos primeiros dias, e por isso você pode colocar uma etiqueta identificando onde cada coisa deve ficar no closet. Além disso, ao tirar uma peça de uma pilha, tenha cuidado para não bagunçar as outras roupas que estão guardadas. 

Como organizar closet aberto ou pequeno?

closet aberto e pequeno organizado com roupas, sapatos, acessórios e itens decorativos

O closet aberto é muito utilizado por pessoas que gostam de seguir um estilo de vida minimalista. Para quem escolheu esse tipo de móvel, a organização é fundamental, pois as roupas e acessórios guardados nele fazem parte da decoração do quarto.

Para organização de closet aberto ou pequeno, as caixas organizadoras e araras podem ser usadas para manter as peças organizadas. Além disso, caso o móvel não tenha espaço suficiente, organize os acessórios e sapatos em prateleiras, cabideiros, ganchos e suportes pregados na parede. 

Como organizar closet de casal? 

Para o closet  do casal, o ideal é que cada pessoa tenha o seu próprio espaço para guardar as roupas e acessórios dentro do armário. Essa separação facilita o dia a dia e evita que um  desarrume o espaço do outro.

Além disso, os organizadores e acessórios para organizar close podem ser usados para separar os itens de cada pessoa. Há vários tipos disponíveis, como caixas organizadoras, sacos de TNT e colmeias, que podem guardar diversos itens, como roupas íntimas, cintos e meias. 

Por exemplo, o porta-gravata e o porta-sutiã são formas de guardar e organizar esses tipos de peças, e ainda mantê-las preservadas por um bom tempo. 

No caso dos acessórios, os relógios devem ser guardados na caixa com espuma que acompanha o objeto. Já as mulheres podem guardar brincos, colares, anéis e outros itens em um porta-joia, o que facilita encontrar esse itens no dia a dia. Gostou das nossas dicas de como organizar um closet? Então confira nossas araras com design assinado que podem compor o seu espaço e ajudar a guardar suas roupas!

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.