O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

5 maneiras de combinar sofás e poltronas

A indústria de móveis oferece inovação a cada ano, com novas cores, texturas e modelos, muitas vezes funcionais. Mas, saber combinar sofás e poltronas pode transformar a decoração da sua casa

Quando pensamos em decorar a sala, seja em um imóvel novo ou apenas para reformar o que já existe, logo vem à mente alguns móveis essenciais, como os estofados, que geralmente são o ponto principal do ambiente. 

Quem não tem conhecimento de decoração e design costuma ficar em dúvida sobre quais itens comprar, principalmente para como combinar sofás e poltronas no mesmo espaço. 

Com esse conteúdo vamos ajudá-lo a escolher esses elementos indispensáveis na decoração da sua sala. Seguindo nossas dicas, você conseguirá criar um resultado surpreendente ao combinar sofás e poltronas.

Como escolher sofás e poltronas?

A indústria de móveis traz novidades a cada ano, sendo que algumas delas são funcionais, além de bonitas, e esse é o caso de alguns sofás e poltronas.

Alguns modelos oferecem baús, podem ser expandidos e até mesmo virar cama, aumentando o conforto e as utilidades do móvel. Em ambientes pequenos, esses detalhes podem fazer grande diferença, unindo dois ou mais usos em um mesmo item. 

Mas mesmo assim, ainda existe a dúvida sobre o modelo ideal para cada ambiente. Por isso vamos ver os primeiros passos para escolher sofás e poltronas para decoração da sua casa.

Escolha o estilo da decoração

O primeiro passo para escolher qualquer móvel é descobrir qual é o estilo predominante da sua casa. Se você estiver montando um ambiente novo, qual estilo você quer para o espaço? 

Defina como vai ser a distribuição desses o dos outros móveis no ambiente

Outras perguntas importantes são sobre o layout, ou seja, onde você quer que fique cada móvel, e quantas pessoas frequentam normalmente a sala. 

Como são elementos que ocupam grande parte do ambiente, por terem proporções maiores, dependendo do espaço pode ser interessante ter estofados menores, mas em maior número. 

Essas informações ajudam a identificar o tamanho possível e o ideal para a sua família e vão nortear a compra dos itens.  

Escolha as cores predominantes

Em ambientes pequenos, o ideal é comprar móveis de tons claros e neutros, como o branco, bege, cinza-claro e o marfim. Peças escuras em um móvel volumoso tendem a deixar o ambiente fechado e pesado. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por veromobili (@veromobili)


As poltronas, por sua vez, podem ser a combinação perfeita com o tom neutro do sofá, trazendo cores ao ambiente. 

Qual a cor de poltrona que combina com sofá bege?

Por ser uma cor neutra, o bege combina com muitas cores, veja algumas:

O importante é que a cor escolhida componha bem com os outros móveis da decoração.

Escolha as texturas dos móveis e decorações

As texturas enriquecem o ambiente e não existe uma regra clara sobre essa escolha. Uma dica interessante é que a textura da almofada seja diferente do sofá, para aumentar a sensação de aconchego ao ambiente e deixar o espaço mais criativo.

Agora que você já sabe como escolher o sofá e a poltrona ideais para as suas necessidades, vamos ver algumas dicas para combinar esses dois móveis.

5 Maneiras de combinar sofá com poltronas

Normalmente o ator principal da sala é o sofá, por causa do seu tamanho e do volume que ele ocupa no ambiente. Mas as poltronas também podem roubar a cena, principalmente se elas forem peças com design diferenciado.

Usar esses elementos para criar contrastes é mais que aceitável. Os designers adoram inserir esse artifício para dar personalidade ao ambiente.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por veromobili (@veromobili)


As principais maneiras de usar as poltronas na sala de estar são:

1. Como ponto de cor do ambiente neutro

Se a tonalidade da sua sala é neutra, a poltrona pode ser usada como ponto de cor, que chama atenção, no ambiente.

2. Combinando com o sofá em alguma característica

Pode ser a base de madeira, ou a mesma cor do tecido, ou ainda a mesma padronagem e detalhes. O importante é ter esse ponto em comum entre os móveis. 

3. Combinando a mesma cor e tecido com o sofá

Quando escolhemos o mesmo tecido para sofás e poltronas, podemos ousar em outros detalhes, como as almofadas e até o estilo da peça. 

4. Como ponto de apoio, delimitando o espaço

Em salas compactas e estreitas a prioridade é o sofá, mas a poltrona também pode ser utilizada na lateral, para compor e delimitar o espaço de convivência. 

Quais são os melhores sofás e poltronas para sala pequena?

Salas pequenas sofrem com o pouco espaço e precisam dar preferência para móveis menos volumosos. Tanto os sofás como as poltronas devem ser sem braços, já que esse apoio lateral pode chegar a ocupar até 30 centímetros na sala. 

Esse espaço precioso pode ser a diferença para melhorar a movimentação do espaço e para garantir um aspecto mais leve.  

5. Criando espaços diferentes.

Em salas mais amplas, as poltronas podem compor um novo ambiente social, diferente daquele onde fica o sofá. Você pode fazer isso tanto com a disposição dos móveis, como utilizando tapetes diferentes. 

Lembre-se de que as dicas citadas para combinar sofás com poltronas também podem ser usadas para combinar 2 ou mais poltronas diferentes e também sofás diferentes, em um mesmo ambiente. 

Além disso, em ambiente grande também vale apostar em peças retráteis, que oferecem mais conforto para os momentos de descontração.

Sala com sofá retrátil e poltrona

O sofá retrátil e a poltronas são ideais para espaços amplos, que permitem o uso da expansão do assento com tranquilidade. 

Eles podem ser dispostos no centro da sala ou encostados em uma parede, lembrando sempre de deixar um espaço livre na frente. 

Qual cor de sofá está na Moda 2022?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por veromobili (@veromobili)


O ano de 2022 será marcado pelas cores claras na decoração da sala. Os tons neutros nunca saem de moda, como o branco, preto e o cinza, mas dessa vez o rosa vem com tudo. 

O rosa eleva o lado feminino e combina também com muitas cores como o azul, verde, lilás, branco, entre outros. 

Agora você já sabe como escolher e combinar sofás e poltronas na sua decoração e pode colocar em prática todas essas dicas. Que tal começar a planejar a combinação perfeita e conhecer os modelos de sofás e poltronas da Veromobili para dar um up na sua sala.

 

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.