O melhor pai merece o melhor presente! Todo o site com até 15% off
Ver seleção
R$ 0,00
R$ 0,00

Arquitetura escandinava: como compor a decoração de interiores nesse estilo?

Cores neutras, iluminação abundante e utilização de madeira são algumas características da arquitetura escandinava. Confira todas os detalhes sobre ela nesse artigo.

A arquitetura escandinava pode ser descrita como uma mescla dos estilos minimalista, industrial e rústico. A decoração que segue essa linha utiliza os elementos para criar um ambiente com atmosfera intimista e aconchegante. 

Para ser versátil e democrático, basta acrescentar alguns objetos ao ambiente para a decoração ter traços do estilo escandinavo. Quer entender melhor como aplicar esse conceito na sua casa? Continue a leitura deste post.  

O que é o estilo escandinavo?

Cama desarrumada, com almofadas em cima e uma mesa de cabeceira ao lado.

Característico de países nórdicos do norte da Europa, como Noruega, Dinamarca e Finlândia, a arquitetura escandinava é marcada pela sobriedade, simplicidade e funcionalidade. Apesar de ser uma tendência do design de interiores atual, esse estilo surgiu no século XIX, mas se popularizou nos anos 50.

Hoje, com a busca pela leveza e por ambientes aconchegantes, a decoração escandinava tem ganhado espaço na área do design de interiores, sobretudo para quem procura um estilo de decoração clean, mas, ao mesmo tempo, contemporâneo. 

Devido à região nórdica ter um inverno rigoroso e com pouca luminosidade, toda a decoração é pensada para “esquentar” os ambientes internos. O artesanato local e as paisagens da região também servem de inspiração.

Esse estilo preza pelo aconchego, pois os habitantes dessa região costumam receber amigos e familiares em casa, ao invés de encarar as ruas em baixas temperaturas. Por isso, os ambientes são decorados para proporcionar o máximo de conforto aos moradores e visitantes. 

Pela sua simplicidade, cores neutras e pelo uso de matéria-prima natural, a arquitetura escandinava é frequentemente confundida com outros estilos de decoração, como o rústico, minimalista e industrial. Por isso ele é visto como versátil. 

Saiba quais elementos compõem o estilo escandinavo

Agora que você sabe um pouco da história desse modelo de decoração, veja a seguir as principais características dessa decoração para você utilizar como inspiração. 

Cores neutras

Por essa região ter pouca incidência de luz natural, as cores usadas na decoração escandinava são pensadas para deixar os ambientes internos com o máximo de iluminação durante todo o dia.

Dessa maneira, a arquitetura escandinava é marcada por cores neutras e pálidas, principalmente o branco, pois essas tonalidades servem para refletir a luz externa para dentro de casa. 

Nesse caso, a cor branca deve aparecer predominante no piso, paredes e móveis grandes.

O bege e o cinza também estão na paleta de cores, mas para quebrar a sobriedade da decoração, é possível utilizar tons pastéis e o verde das plantas para criar pontos de cor. 

O preto e o azul-escuro aparecem na decoração, mas apenas em objetos decorativos mais discretos, como quadros, móveis pequenos e objetos decorativos. 

Simplicidade

Por causa da simplicidade, é comum confundir esse estilo com o minimalismo. Isso porque a arquitetura nórdica antiga preza por móveis de linhas retas e simples, que também devem ser compactos e funcionais. Por isso os móveis de design harmonizam muito bem com esse estilo.

Os ambientes que seguem esse tipo de decoração são organizados de forma que os objetos não fiquem espalhados e amontoados pela casa, além de os cômodos terem apenas o necessário — menos é mais. Por isso, nada de pendurar utensílios e panelas nas paredes da cozinha, por exemplo.

Contudo, o que difere esse estilo do minimalismo é que os objetos podem ser colocados de forma despretensiosa e “bagunçada” no ambiente. Por exemplo, em vez de pregar o quadro na parede, ele pode ser colocado no chão, encostado na parede. Também é comum ver mantas jogadas na cama, sofá e poltrona. 

Outra característica desse modo de decorar é que o acabamento do piso e o papel de parede devem ser suaves, ou seja, sem muitos desenhos e cores vibrantes. Tudo deve seguir uma linha bem clean. 

Assim como no minimalismo, as araras substituem os armários do quarto. E mais uma vez, esse móvel precisa ser pintado com um tom bem clarinho. 

Veja também: Móveis para apartamento pequeno 

Madeira 

A madeira na arquitetura passa a sensação de aconchego e conforto térmico aos ambientes, e por isso é um material bastante utilizado na arquitetura escandinava. Assim, os móveis, portas, janelas, forro e até o piso devem ser feitos com esse material — que lembra bastante as paisagens nórdicas.

Contudo, a tonalidade da madeira deve ser clean e com acabamento suave, como é vista na madeira pinus, ou até mesmo pintar a madeira na cor branca. 

Dessa forma, os tipos de madeira com cores escuras devem ser deixadas de lado. Ademais, para a decoração, a madeira de demolição, maciça, MDF e compensado são bem-vindas. 

Uma forma de acrescentar esse material à decoração é utilizar ripas em tom claro, como painel na sala de estar, ou como cabeceira de cama para o quarto. Além disso, caso o clima da região da sua casa seja frio, uma lareira vai deixar a sala com uma atmosfera intimista ao estilo escandinavo. 

Materiais naturais

Os elementos naturais, principalmente objetos de artesanato, também são características marcantes nesse estilo. Nesse caso, os tecidos devem ser de linho, algodão e lã, principalmente por causa do conforto térmico. 

O couro, palha e fibras naturais também aparecem na decoração, e podem ser usados em objetos decorativos e nas mobílias. Além disso, plantas e galhos secos são incorporados à decoração, principalmente em vasos de plantas. Dê preferência para as espécies silvestres. 

A cerâmica e vidro não são materiais naturais, mas também estão presentes, como em objetos decorativos, portas e janelas (no caso do vidro). 

Iluminação 

Os países do norte europeu têm poucas horas de iluminação natural. Com isso, as pessoas pegaram essa necessidade de luminosidade e acrescentaram ao estilo de decoração. 

A arquitetura escandinava preza por grandes vãos entre os ambientes para que a luz possa invadir todos os cômodos, além de enormes portas e janelas feitas de vidro e com cortinas de tecido leve. 

A iluminação artificial também tem espaço nesse estilo. Por isso, aposte em luminárias e pendentes, que podem ser de vidro e madeira — com luzes na cor branca. Assim como no estilo industrial, o escandinavo pede que os fios fiquem à mostra propositalmente. 

Como decorar no estilo escandinavo: 7 itens decorativos e móveis para você se inspirar 

Quer adotar a arquitetura escandinava na sua casa, mas está sem ideia? A seguir, veja alguns móveis e itens decorativos da Vero que podem ser usados nesse estilo de decoração. 

1. Arara Duo

Arara duo com roupas e cabides pendurados.

2. Sofá Porky

Sofá Porky cinza em uma sala com tapete branco, quadros na parede e estante atrás.

3. Rack Xis

Rack Xis com gavetas, na cor madeira crua.

4. Luminária de Cabeceira

Mesa de cabeceira com luminária. Ao lado, um celular e uma caneca.

5. Banco Cavaletto

Banco Cavaletto com pernas em tom de madeira e assentos em branco.

6. Luminária de Mesa Trapézio

Luminária de mesa em tom de madeira crua, em cima de uma mesa preta.

7. Cadeira Vita

Cadeira vita, com pés em cor de madeira envernizada e assento na cor preta, com uma planta ao lado.

Acesse o blog da Vero para mais dicas de arquitetura e design de interiores

Gostou dessas dicas? No blog da Vero, você pode conferir outros posts sobre decoração e design de interiores. Agora que você já sabe tudo sobre arquitetura escandinava, que tal ficar por dentro de outros tipos de decoração? Saiba tudo sobre decoração boho no nosso artigo!

GOSTOU? COMPARTILHE

Leia também

Se inscreva na Nossa Newsletter

Receba promoções, produtos e descontos. Direto no seu e-mail.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Link do Whatsapp Veromobili
usermagnifiercrossmenuchevron-downarrow-right
Entrar na lista de espera Nós iremos informar você quando o produto estiver disponível.